BLOG ACHE PEÇAS

Como identificar que é hora de trocar o compressor do ar condicionado automotivo

Em épocas com as temperaturas mais quentes, como durante o verão, o ar condicionado do carro é bastante usado, tanto pelos motoristas como pelos passageiros. Por isso, cuidar da manutenção desse equipamento é muito importante, para que assim todos possam aproveitá-lo. Afinal, ninguém quer passar sufoco na hora de utilizar o veículo.

Uma das peças mais importantes do ar condicionado é o seu compressor. Esse item não está só disponível em carros, como também em outros produtos, como geladeira e o próprio ar condicionado residencial. O compressor é essencial para que todo o sistema de refrigeração funcione corretamente. Isso porque tem como função recepcionar e comprimir o ar refrigerante proveniente do evaporador, elevando a pressão do gás e a temperatura nesse processo. 

Por isso que, quando o ar condicionado não está resfriando, um dos principais motivos é o mau funcionamento ou quebra desse equipamento. Para conhecer mais da função do compressor, e identificar quando ele precisa ser consertado ou substituído, confira mais informações a seguir!

Entendendo como o compressor funciona

O ar condicionado do seu carro não é nada sem ele. O compressor, como o seu próprio nome diz, comprime o gás refrigerante e o envia para o condensador do automóvel. Todo o processo que descrevemos é alimentado por correias de transmissão, que estão presentes no motor do veículo. 

Explicando em mais detalhes, quando o gás refrigerante líquido está em alta pressão, ele vai passar para o estado gasoso, indo percorrer um sistema de tubo, onde o seu calor é eliminado de forma rápida, sendo arrefecido, como é conhecido esse processo. Após toda essa dinâmica, o gás resfriado é novamente convertido para a forma líquida, já que retorna ao compressor do ar condicionado.

Principalmente em momentos de extremo calor, quando é necessário que os vidros se mantenham fechados – em grandes cidades -, é muito importante ter um ar condicionado com um compressor em dia e potente, para que ocorra o resfriamento interno do veículo. Assim, qualquer viagem que você ou sua família fizerem, será, além de mais confortável, mais segura também.

Qual o tempo de vida útil possui o compressor?

Há alguns fatores que irão determinar o tempo de vida útil de um compressor veicular.  Pode ser um pouco difícil de detectar esse dado com precisão, mas, assim como qualquer uma das outras peças automotivas, há alguns tópicos de uma lista de checagem que podem chamar mais a sua atenção e irão ajudar você, dono de veículo, a entender e identificar em até quanto tempo mais o compressor irá funcionar em suas plenas funções.

Um dos primeiros fatores é a questão do ano do seu veículo. Isso se explica porque os carros de anos mais recentes têm sistemas de refrigeração – o que contempla o compressor – mais confiáveis e modernos. Nesses casos, as manutenções preventivas são escolhas seguras e saudáveis, durante os primeiros anos, o que vai evitar e até sanar defeitos, que serão bem raros.

Continuando com a lógica presente quando à idade dos automóveis, assim que a quilometragem do veículo e os anos vão passando, é normal que ocorra o desgaste dessas peças, devido à frequência de uso – especialmente em cidades comumente mais quentes – e é comum aparecerem alguns defeitos de mau funcionamento do compressor. Mas, nada de desespero! Faça uma verificação de alguns pontos, e faça mais manutenções ou a troca dessa peça, assim você poderá evitar problemas maiores no sistema de climatização, fazendo com que o arrefecimento do ar do veículo não funcione.

Pontos importantes para identificar o mau funcionamento do compressor:

Mesmo para quem é leigo, alguns comportamentos do ar condicionado veicular podem mostrar que há algum problema, defeito ou até quebra do compressor. Afinal, essa é uma peça que é responsável pelo resfriamento do ar, e qualquer mudança de temperatura de forma brusca e repentina é sinal de que há algo errado.

Alguns pontos que o dono do automóvel pode analisar para entender que tem algo errado são:

– Quando o ar condicionado não está funcionando em todas as temperaturas nas quais são indicadas pelo fabricante;

– Se há mudança na potência da temperatura, sem o trabalho manual de alguma pessoa. Geralmente, quando o ar condicionado está no máximo indicado, e de repente para de refrigerar como de costume, ou fica oscilando;

– Assim que identificado algum cheiro que não é o habitual, ou outro problema visível, como a saída de algum líquido ou sujeira, como poeira, além de algum barulho diferente do que já é comum, neste tipo de equipamento;

– Se o ar condicionado não está cumprindo o seu principal papel, que é refrigerar, e está apenas em modo de ventilação.

Assim que sinalizado qualquer um desses problemas, tente não mexer no ar condicionado por conta própria, principalmente se você não possui nenhum conhecimento técnico. O ideal é levar para uma assistência especializada, que irá identificar a causa da situação e buscar uma melhor solução.

Muitas pessoas caem no erro em acreditar que darem uma carga no compressor irá resolver a situação, mas isso pode até prejudicar ainda mais o equipamento. Não perca tempo: procure ajuda profissional!

Como evitar problemas e fazer um uso seguro do ar condicionado do carro?

Todo mundo gosta de aproveitar belas paisagens e conhecer novos caminhos com o conforto de um ar condicionado. Por isso, algumas medidas são necessárias, para que você possa aproveitar tudo isso, com segurança.

Ligue o ar condicionado do seu veículo diariamente, pois isso ajuda na lubrificação do item. Além disso, não deixe de fazer a manutenção periódica do aparelho, respeitando os prazos do fabricante. Não tente mexer nas peças sem o cuidado necessário, contrate uma empresa com responsabilidade técnica.

E caso seja necessário comprar um novo compressor, busque lojas de autopeças com certificado de qualidade, para que o ar condicionado funcione com perfeição e qualidade.

LEIA TAMBÉM...

Solicite seu orçamento agora mesmo!

CONTATO

(47) 3434-6042

WHATSAPP

(47) 9.9986-8855

E-MAIL

contato@achepecas.net

ENDEREÇO

R. Victor Kursancew, 284 - Costa e Silva, Joinville - SC, 89218-400

× Orçamento Rápido