BLOG ACHE PEÇAS

CONHEÇA AS 5 PEÇAS QUE COMPÔEM O SEU CARRO COM APELIDOS BIZARROS!

Você sabia que existem várias peças que compõem o seu carro com apelidos bizarros? Esses nomes são muito diferentes das palavras originais dos objetos. Apesar disso, ficaram tão conhecidas que a maioria das pessoas nem sequer sabe qual é o nome original. 

É como quando você era criança e alguém te deu um apelido que pegou mais que seu próprio nome. É exatamente assim que acontece com algumas peças veiculares. 

Muitas vezes, os apelidos bizarros de algumas peças levam em conta a semelhança com outros objetos. Todavia, outros nomes são atribuídos em razão de sua função. 

Sendo assim, esses nomes alternativos têm a mesma razão de ser e não foram colocados por um acaso.

Então, vamos conhecer um pouco sobre algumas dessas peças que compõem o seu carro com apelidos bizarros! Você vai entender a lógica por trás disso tudo.

 

1. Burrinho de freio

Como parte do nome já diz, o famoso burrinho de freio faz parte do sistema de freios de um carro. Seu nome original é Cilindro de Freio. 

É um cilindro hidráulico que é responsável em movimentar os freios do veículo. Então, você já consegue perceber o quanto ele é importante! 

Agora vamos entender como essa peça com nome bizarro funciona. 

O cilindro mestre de freio fica localizado dentro do capô do carro, interligada com outros “burrinhos” que ficam em cada uma das rodas do veículo. 

Dessa forma, quando você está dirigindo e precisa pisar no pedal para parar ou diminuir a velocidade do carro, é esse sistema que é ativado. Sabe como? 

Primeiro, um pino penetra nesse cilindro que chamamos de burrinho. Logo depois, por conta da pressão, o fluido de freio vai sendo liberado para os “burrinhos” que estão nas rodas. 

Tudo isso é feito através do sistema hidráulico do carro. E é assim que você faz seu carro parar.

Nesse caso, uma dessas peças que compõem o seu carro com apelidos bizarros também tem seu funcionamento bastante interessante!

Pensando nisso, talvez, quem primeiro atribuiu o nome de ‘burrinho’ ao cilindro de freio, conseguiu estabelecer alguma relação entre ele e o animal de verdade.

 

2. Cebolinha de temperatura – Uma das peças que compõem o seu carro com apelidos bizarros!

Esta peça de carro leva esse nome bizarro por se parecer um pouco com uma cebola. Porém, como vamos descobrir, sua função não tem nada a ver com gastronomia. Alguns consideram a aparência, outros não notam tanta semelhança.

Apesar de parecer ou não, a Cebolinha, ou sensor de temperatura, é parte essencial para que seu motor funcione bem. Como seu nome técnico diz, ela mede a todo tempo como está a temperatura do seu motor. Essa é sua função principal.

Sendo assim, essa peça dá a responsabilidade de monitorar de maneira constante a temperatura do veículo. 

Além disso, ela também avisa no painel do carro quando pode estar acontecendo um superaquecimento, por exemplo.

Por isso, é tão importante estar atento ao que está sendo sinalizado no seu painel do veículo. Cada sinal ali tem sua razão de ser. E cada peça, mesmo que com nome estranho, executa um papel fundamental no desempenho do seu carro.

 

3. Pivô

Na língua portuguesa, a palavra pivô significa suporte. Algo que dá sustentação. Pegando essa deixa do sentido da palavra, o pivô de um veículo faz parte do seu sistema de suspensão. É uma das peças que compõem o seu carro com apelidos bizarros!

Ela liga a parte fixa do carro (chassi) com a sua parte móvel (suspensão). Entendeu a ideia do suporte?

Ficou bem fácil! 

Isso garante que as rodas também possam girar (movimento angular), ao invés de só andar de maneira reta. 

Essa peça também é conhecida como articulação ou pino esférico.  É uma peça simples, mas que se não cuidada da maneira correta, pode trazer sérios problemas. Um pivô de suspensão quebrado, por exemplo, pode atrapalhar toda a conexão do sistema de direção com as rodas.

 

4. Flauta: Mais uma das peças que compõem o seu carro com apelidos bizarros

Usando sua imaginação, acredito que aqui já veio em sua mente a imagem desse instrumento musical, não é? Você está certo!

Num veículo, a peça que se parece de maneira anatômica com uma flauta é o bico injetor de combustível. Ele faz parte da injeção eletrônica e tem um papel decisivo para distribuir o combustível de uma forma eficiente.

Portanto, atenção especial deve ser dada a esta peça, pois, pode acontecer o entupimento dos bicos. Isso prejudica seu carro, pois, faz ele perder a potência  e força o motor a consumir ainda mais combustível pelos outros cilindros.

Imagine uma flauta de verdade com um dos buraquinhos entupidos. O ar do sopro não passará por ali, sobrecarregando as outras saídas. Da mesma maneira acontece com a flauta de um carro. 

Sabendo disso, todo esforço para garantir um bom funcionamento, é bem vindo!

 

5. Pistão

Trazemos agora uma última peça, daquelas peças que compõem o seu carro com apelidos bizarros. Ela também faz parte do bom funcionamento do motor de um veículo. Ele geralmente é composto de alumínio.

Os pistões são cilindros encaixados de maneira móvel, realizando movimentos verticais no bloco do motor. Esses movimentos só são possíveis por conta da combustão. 

Eles trabalham junto com duas outras peças de apelidos inusitados também: o virabrequim e a biela. Juntos, com movimentos bem coordenados, fazem o carro andar.

 

Conclusão

Vimos, então, que é muito comum que os apelidos se tornem mais conhecidos que o nome original das peças. Algumas dessas peças que compõem o seu carro com apelidos bizarros fazem jus ao nome!

Agora você sabe e pode explicar para outras pessoas o porquê dos apelidos bizarros em algumas dessas peças. 

Tudo isso te ajuda a ter mais propriedade ao lidar com seu veículo, podendo compreender melhor suas funções.

Além de todas essas vantagens, você pode também escolher melhor o local onde vai comprar suas peças, sabendo exatamente as características que ela precisa ter para que você venha adquirir uma de qualidade.

É importante que você sempre fique atento aos sinais que essas peças vem  te dando e sempre procure ajuda especializada para cuidar de tudo que diz respeito a seu veículo.

Agora nos conta! 

Onde você mora, quais as peças que compõem o seu carro com apelidos bizarros? Essas peças levam esses apelidos mesmo ou são chamados por outros?

LEIA TAMBÉM...

Solicite seu orçamento agora mesmo!

CONTATO

(47) 3434-6042

WHATSAPP

(47) 9.9986-8855

E-MAIL

contato@achepecas.net

ENDEREÇO

R. Victor Kursancew, 284 - Costa e Silva, Joinville - SC, 89218-400