BLOG ACHE PEÇAS

FIQUE DE OLHO! GRANDES MITOS SOBRE O SEU CARRO PARA NÃO CAIR EM CILADAS!

Assim como o futebol, o mundo automobilístico já conquistou o coração de muitos brasileiros, não é? Todo mundo quer saber mais e entender sobre como funcionam as peças de um carro, e isso é uma ótima escolha, principalmente para os donos de automóveis. Porém, algumas vezes, o conhecimento pode estar entrelaçado em algumas fake news.

Por isso, a Ache Peças vem aqui desmistificar algumas informações que são bem populares por aqui. Vamos ficar de olho, para não cair em algumas furadas muito conhecidas? Fique de olho!

Primeiro mito: Se um veículo é Flex podemos misturar o álcool com a gasolina que assim vai render mais!

Desde 2003, com a chegada do Volkswagen Gol 1.6, os carros Flex caíram no gosto da população brasileira, sendo a esmagadora maioria nesse mercado (mais de 90%). Bem parecidos com os modelos tradicionais, eles possuem uma série de sensores que fazem leituras dos gases de escape. Os dados captados são enviados a uma central eletrônica que ajusta constantemente a mistura entre ar e combustível que vai para o motor, assim como a quantidade de material.

Pode parecer vantajoso ter uma quantidade ideal ou misturar o álcool com a gasolina, para que esses carros tenham um rendimento superior, porém é justamente por o carro flex estar preparado para receber os dois combustíveis, que ele vai apresentar o mesmo rendimento, pois seu sistema vai ler de forma única.

Segundo mito: Tá quente por aí? Então, se prepare: deixar o ar-condicionado ligado faz o carro gastar mais gás!

Isso não é verdade! Para os mais econômicos, podem ficar sossegados, que não irão precisar repor o gás. Utilizar o ar-condicionado do seu automóvel não irá gastar o gás, nem irá vazá-lo. Isso só irá acontecer caso todo o sistema do ar apresente alguma falha ou estiver com algum vazamento.

Se você perceber mudanças, o ideal é buscar uma oficina mecânica para que o defeito seja solucionado o mais breve possível. Afinal, quanto mais rápido o dano for identificado e consertado, menores serão os custos e o tempo de manutenção.

Terceiro mito: Quanto mais escuro os vidros dos carros, maior o calor interno dentro do automóvel.

Principalmente em estações com as temperaturas mais elevadas, todo dono de veículo quer deixá-lo o mais confortável e fresco possível. Isso porque há momentos em que nem o ar-condicionado dá um jeito, né?! Aí, aqueles motoristas que optaram pelos vidros mais escuros, ficam com o receio de que as temperaturas internas aumentem, mas isso não é verdade! Aliás, o que realmente acontece é o contrário. As películas reduzem o impacto da luz externa, como também diminuem a radiação solar e a temperatura interna do painel em até 20%.

O insulfilm, que é geralmente usado nas películas dos vidros dos carros, tem um limite permitido pelas leis, que é de 25% de escurecimento para o pára-brisa e de até 72% para os vidros laterais. Esse material deve ter, ainda, a aprovação do INMETRO (Instituto Nacional de Meteorologia, Qualidade e Metrologia).

Quarto mito: Está fazendo mais frio? Então, vamos aquecer o motor, antes de rodarmos com o carro.

Mais um mito que ficou em desuso, com o tempo. Isso porque, os modelos mais atuais de carros possuem a injeção eletrônica, que transforma essa ideia numa inverdade.

Um dos papéis do sistema de injeção eletrônica, junto com uma maior eficiência das bombas de óleo e de combustíveis, que são usadas atualmente, a lubrificação do sistema, além da dosagem da mistura do ar com o combustível já ficam programadas, na próxima partida que dermos no carro. Sendo assim, o motor do carro precisa ser aquecido, mas o ideal é que esse veículo esteja já em movimento.

Quinto mito: A lombada é muito alta? Então, passe o veículo na diagonal, para não prejudicar nenhuma peça.

Calma! Isso não precisa acontecer, nem assustar os passageiros. Os carros mais modernos, que são em sua grande maioria por aqui, possuem suspensões que já estão preparadas para atravessar lombadas com segurança.

Claro que vale lembrar que: além de poder passar o carro mais reto, utilizando as suspensões, o ideal é baixar a velocidade do veículo ao avistar a sinalização da lombada, tendo uma menor torção no monobloco e não sobrecarregando os amortecedores do carro.

E aí, para você qual é o mito (ou os mitos) mais propagados entre os que amam o mundo automobilístico? Para qualquer dúvida sobre o funcionamento do seu carro, não esqueça de ler o manual do fabricante, onde você vai encontrar respostas exatas para o modelo do seu veículo, que podem se diferenciar de um tipo para outro. Outra sugestão é entrar em contato com um mecânico de confiança, que irá orientar as melhores medidas, caso o seu carro apresente algum defeito. E, claro, continue acompanhando o blog da Ache Peças, para entender mais sobre como cuidar do seu carro e garantir peças de qualidade, sem passar sufoco ou cair em armadilhas.

LEIA TAMBÉM...

Solicite seu orçamento agora mesmo!

CONTATO

(47) 3434-6042

WHATSAPP

(47) 9.9986-8855

E-MAIL

contato@achepecas.net

ENDEREÇO

R. Victor Kursancew, 284 - Costa e Silva, Joinville - SC, 89218-400

× Orçamento Rápido