BLOG ACHE PEÇAS

Já parou pra pensar como seria dirigir um carro sem retrovisor?

Atualmente é impossível dirigir um carro sem retrovisor, pois ele é um item essencial de segurança. Assim, conheça a sua história, seus tipos e dicas de como utilizá-lo corretamente. 

Introdução

Os carros foram criados sem retrovisores. Foi apenas em 1911 graças a um experimento automobilístico que passou-se a usar retrovisores. 

Depois de um tempo eles se tornaram essenciais e tudo indica que, em breve, serão substituídos por câmeras. Conheça a história dos retrovisores, seus tipos, como ajustá-los e porque não é possível dirigir um carro sem retrovisor.

História dos espelhos retrovisores

Os carros nem sempre tiveram retrovisores. Foi só em 1911, que o piloto Ray Harroum ganhou a tradicional prova 500 milhas de Indianápolis com a ajuda de em espelho.

Naquela época, como ainda não haviam retrovisores nos carros, duas pessoas participavam de uma corrida. Ou seja, o piloto e um mecânico, que servia de navegador, como no Rali.

Porém, Ray Harroum tinha um bom conhecimento de mecânica e concluiu que o seu companheiro gerava um peso extra no carro, deixando-o mais lento. 

E assim, substituiu o mecânico por um espelho acoplado próximo ao volante para ver os seus adversários. Esse feito gerou uma transformação no automobilismo e na indústria automobilística.

Apesar disso, foi mais de 10 anos depois que Elmer Berger incorporou o retrovisor à lataria do carro e o patenteou. Elmer o chamava de “detector de policias”. Daí em diante, os retrovisores laterais se tornaram itens essenciais nos carros,

Um item fundamental para a segurança do condutor

Os espelhos retrovisores são essenciais na prevenção de acidentes e de risco, pois auxiliam a visão periférica do condutor. Portanto, ajudam-no a se deslocar com mais segurança e por isso sempre deve ser regulado antes de iniciar a condução.

Ele está presente tanto na parte interna quanto externa do automóvel e possui 3 formatos: reto, côncavo ou convexo. 

Mas conforme o passar do tempo e avanços tecnológicos, os retrovisores ficaram mais inteligentes e funcionais. Hoje é possível encontrar retrovisores fotocrômicos, retráteis, com pisca, com sensor de ponto cego, etc.

Quem for pego dirigindo sem retrovisor perde 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação)  e é multado em R$ 195,23, conforme CTB (Código Brasileiro de Trânsito)

Quais são os tipos de retrovisor

Existem dois tipos de retrovisores: 

  • Externos;
  • Internos.

Retrovisores externos

Podem ser fixos, manuais e elétricos, além disso, podem ser de 3 cores: preta, cromada ou na cor do veículo, são utilizados para mudança de faixa.

Retrovisores internos

Os retrovisores internos podem ser regulados  de forma que o campo de visão se encaixe no centro do vidro traseiro do veículo, tanto horizontalmente, quanto verticalmente. Assim é possível ver os veículos que estão atrás.

Grande parte dos veículos já vem com retrovisores internos prismáticos. Eles podem ser regulados manualmente, através de uma alavanca na parte traseira, para o dia ou para a noite.

Mas também é possível encontrar retrovisores internos com lente plana e fotocrômica. E a previsão para os próximos anos é que sejam substituídos por câmeras e telas dentro do veículo.

Como é feito um retrovisor

O material plástico é colocado em um molde. Depois é aquecido o rotacionado para forçar o polímero (em estado gasoso) contra a parede do molde. É graças a força centrípeta (de rotação) que a pasta de polímero produz uma peça oca e tenha paredes uniformes. 

Além disso, é injetado um gás inerte contra as paredes internas do molde, para dar um melhor acabamento. Por último, ocorre uma última injeção de gás inerte para resfriar a peça.

Como ajustar os retrovisores para evitar pontos cegos?

Os pontos cegos são áreas fora do campo de visão do condutor já que os retrovisores não captam algumas áreas ao redor do veículo.

Apesar de existir 3 tipos de espelho, reto, côncavo e convexo, a  instalação de um espelho côncavo ajuda a diminuir os pontos cegos. No entanto, os carros mais novos costumam vir com o convexo que amplia o campo de visão. Já os internos, costumam ser retos, já que sua função é dar visibilidade à área do vidro traseiro.

Como ajustar os retrovisores

Veja abaixo como ajustar os seus retrovisores para evitar pontos cegos.

Da esquerda

O primeiro passo para ajustar os retrovisores é, ao entrar no veículo, sentar e inclinar a cabeça em direção ao vidro esquerdo.

Em seguida, posicionar o espelho de forma que só veja o final da traseira do veículo

Da direita

Alinhe a cabeça com o centro do carro, no meio dos dois bancos  e posicione o espelho de forma que só consiga ver o final do veículo.

Central

Deve ser regulado de forma que você consiga ver o centro do vidro traseiro. Além disso, evite colocar objetos no banco de trás ou perto do vidro traseiro que possam bloquear a visão.

Vale ressaltar que mesmo que os retrovisores estejam regulados corretamente, isso não elimina os pontos cegos. 

Dicas de ajustes dos retrovisores na hora de fazer a baliza.

Para ajustar o retrovisor na hora da baliza ajuste aquele para o lado que vai fazer a baliza. Assim, baixe o retrovisor usando a alavanca ou interruptor. Faça isso de forma que ele fique apontando para o chão. Depois, basta iniciar a manobra alinhando com a calçada.

Conclusão

Neste artigo você conheceu a histŕoria do retrovisor e como ele se tornou um item essencial do carro e que garante mais segurança para o condutor. 
Portanto, não é possível pensar em dirigir um carro sem retrovisor, a menos que você queira colocar você as demais pessoas em risco. Dirija com segurança.

LEIA TAMBÉM...

Solicite seu orçamento agora mesmo!

CONTATO

(47) 3434-6042

WHATSAPP

(47) 9.9986-8855

E-MAIL

contato@achepecas.net

ENDEREÇO

R. Victor Kursancew, 284 - Costa e Silva, Joinville - SC, 89218-400

× Orçamento Rápido