BLOG ACHE PEÇAS

O PAINEL DE INSTRUMENTOS DO MEU CARRO QUEBROU! E AGORA?

O painel de instrumentos é um item essencial para qualquer veículo. Isso porque, alerta o motorista quanto a situação do automóvel. 

Desse modo, o item dá sinais e indica possíveis problemas e desordenamentos no carro. Por meio de luzes e outros tipos de avisos, o painel de instrumentos identifica locais com necessidades de reparo no veículo. 

Assim, esse artifício é indispensável aos motoristas, haja vista que promove um conhecimento antecipado do problema. 

Desse modo, mais do que alertar, essa ferramenta permite a redução de imprevistos ao usar o veículo. Portanto, com uma menor probabilidade de apresentar problemas súbitos, o trânsito se torna, assim, um lugar mais seguro.

Visto que identifica sinais de desordem no veículo todo, o painel de instrumentos é composto por vários indicadores. Para entender mais sobre o assunto, é muito importante compreender cada um.

O que compõe o painel de instrumentos do veículo?

 

Velocímetro:

Um dos itens mais conhecidos no painel de instrumentos é o velocímetro. Usado para marcar a velocidade do veículo, ele ajuda a situar o condutor quanto à sua regularidade no trânsito. E, por isso, previne multas e acidentes. 

Vale lembrar que o velocímetro é usado com medidores determinados pelas leis do país do veículo. No Brasil, por exemplo, é utilizado quilômetros por hora (km/h), enquanto nos Estados Unidos o padrão são milhas por hora. 

 

Tacômetro:

O tacômetro é um item do painel de instrumentos que indica a rotação por minuto do motor do veículo. 

Também conhecido como conta-giros, ele permite que o condutor saiba o momento ideal para a troca de marchas. Desse modo, essa ferramenta ajuda também na economia de combustível.

 

Marcador de temperatura:

O marcador de temperatura mostra o nível de aquecimento do motor. Por isso, esse item ajuda a identificar situações de perigo com superaquecimento que podem danificar o motor. 

 

Marcador de combustível:

Indica a quantidade de combustível no reservatório do veículo. Por isso, permite que o motorista reabasteça antes que todo o conteúdo do carro acabe. 

Vale ressaltar que em alguns veículos é posicionado, juntamente com o marcador de combustível, uma luz que indica a reserva. Assim, alerta o perigo de parada súbita por falta de combustível.

 

Luzes de sinalização mais comuns no painel de instrumentos:

Além desses indicadores, o painel de instrumentos também mostra diversas outras informações com relação ao veículo. Algumas luzes no painel servem para mostrar se há irregularidades no motor ou em outras partes do carro. 

Porém, apesar de estar listado abaixo algumas dessas ferramentas de advertência, é importante deixar claro que elas variam de veículo para veículo. 

Por isso, é indispensável, para um melhor entendimento sobre o carro, a leitura do manual do veículo. 

Lá estão listadas informações essenciais para o bom funcionamento do carro. Desse modo, o proprietário deve ficar atento também às indicações profissionais do fabricante. 

 

Indicador de carga da bateria

 
Luz indicadora da injeção eletrônica

 
Luzes indicadoras de faróis ligados

 
Indicador de pressão de óleo

 

Alerta de temperatura do líquido de arrefecimento

 

Alerta de pressão de fluido de freio

 

Indicador de freio de estacionamento

 

Indicador do sistema de freio ABS

 

Alerta de cinto de segurança 

 

Indicador de farol alto ligado

 

Indicador de desembaçador elétrico ligado

 

Como identificar quando o painel apresenta problemas?

Assim como qualquer outra parte do veículo, o painel de instrumentos pode apresentar problemas de funcionamento. Porém, como essa ferramenta mostra problemas em outros itens do carro, identificar quando o painel está comprometido pode ser difícil.

Quando o painel está com problemas, é comum indicar anomalias inexistentes. Por isso, alguns condutores, quando estão com irregularidades neste item, podem se dirigir ao mecânico sem necessidade. 

E, assim, verificar somente com o profissional, que há algum erro de comunicação do veículo.

 

Painel não varia:

Outro ponto importante a se salientar em casos de problemas com o painel de instrumentos é quando não ocorrem variações. 

Nesses casos, o marcador de combustível pode ficar inalterado quando, na verdade, houveram mudanças no reservatório.

 

E quando os marcadores do painel não funcionam?

Já que identifica e impede ocorrência de problemas maiores no veículo, o painel deve sempre estar em bom funcionamento. Porém, quando há indícios de situação de desordem nesse item, é indispensável procurar uma empresa para o reparo

Isso porque, quando os marcadores do painel não funcionam, o condutor pode ficar em dúvida quanto à situação atual do veículo. Desse modo, podem ocorrer casos de paradas súbitas pela falta de combustível, por exemplo.

 

Painel danificado pode comprometer sua segurança?

Como já falado, esse item é muito importante para qualquer veículo. Já que mostra sinais de perigo e de irregularidades, o mau funcionamento do painel de instrumentos pode comprometer a sua segurança, além dos demais passageiros. Com isso em vista, é indispensável a atenção para os indícios de erro nesse item.

 

Quais são os defeitos mais comuns no painel dos carros

Marcador de combustível:

Outro dos defeitos mais comuns que podem aparecer no painel de instrumentos dos veículos é com relação ao marcador de combustível. Desse modo, o painel tende a  deixar de informar ao condutor o nível do reservatório. Outro fator é que o tanque vazio gera 4 pontos na carteira, além de uma multa de R$130,16. 

 

Luz não acende:

O defeito mais frequente do painel é a falha por meio das luzes. Assim, ele pára de indicar os problemas do veículo, visto que a luz do mesmo fica inativa. Procurar um profissional capacitado para fazer a vistoria e o conserto é essencial.  

 

Com o painel danificado, outras peças do carro podem também danificar

Freios:

Quando ocorre pane no funcionamento do painel, pode acontecer dos freios também apresentarem falhas no funcionamento. Embora o painel não cause o problema diretamente, a não indicação de alterações pode causar problemas mais graves no futuro. 

 

Temperatura:

Além disso, o painel de instrumentos pode, indiretamente, tornar possível o superaquecimento e, logo, a pane no motor do carro. 

Isso porque, ao não indicar o nível de temperatura do motor do veículo, o automóvel tende a superaquecer e a estragar no meio do trajeto. 

O painel de instrumentos é essencial para o funcionamento do veículo. Como visto, ele serve de alerta para possíveis perigos e, além de ser obrigatório, é um recurso de segurança. 

Desse modo, manter sempre em dia a manutenção do carro é indispensável para uma condução segura e responsável.

 

 

LEIA TAMBÉM...

Solicite seu orçamento agora mesmo!

CONTATO

(47) 3434-6042

WHATSAPP

(47) 9.9986-8855

E-MAIL

contato@achepecas.net

ENDEREÇO

R. Victor Kursancew, 284 - Costa e Silva, Joinville - SC, 89218-400