BLOG ACHE PEÇAS

O QUE FAZ O CARRO CONSUMIR MAIS COMBUSTÍVEL?

A maneira com que o carro consome combustível sempre foi uma das principais questões que nós prestamos atenção, principalmente num determinado período.

Além de características únicas de cada marca, modelo e versão, esta conta de consumo de combustível também contém outros fatores. Quem se surpreendeu ao descobrir que o consumo médio de parentes, amigos ou conhecidos que têm o mesmo modelo de automóvel que o seu e a média de consumo é muito melhor ou pior que a sua?

Para entender esse problema, nós da “ache peças” (loja de auto peças em Joinville, listamos os principais fatores que afetam o consumo de combustível dos veículos.

Fique comigo até o final e veja as dicas especiais que preparamos. 

Filtros de Ar

Além dos pneus, certos itens de manutenção estão diretamente relacionados ao consumo de combustível, sendo um dos primeiros itens suspeitos quando o consumo de combustível do carro aumenta de acordo com o mesmo procedimento (motorista, percurso e horário são os mesmos). O primeiro item é o filtro de ar, que pode estar sujo e precisa ser substituído. “Nesse caso, o fluxo de ar é reduzido e a unidade de controle eletrônico acaba injetando mais combustível”. “O aumento do consumo do veículo pode chegar a 8%.”

Portanto, substitua o filtro de ar de acordo com a quilometragem indicada pelo fabricante. Se usado em condições adversas (como uso diário em estradas de terra ou congestionamento de tráfego com altos níveis de poluição), a quilometragem deve ser reduzida pela metade. Em casos muito extremos, é recomendável enviar o carro a um revendedor ou mecânico de confiança para verificar o filtro. 

Ar condicionado

Departamentos de engenharia de várias marcas têm estudado as características aerodinâmicas de seus modelos, sempre em busca de detalhes sutis no design da carroceria, para que o veículo possa reduzir o ar de forma mais eficaz. Nesse momento, a principal influência diária do motorista é abrir as janelas – a questão é: O que seria mais econômico? Ligar o ar ou abrir as janelas?

O conselho da Ache peças é sempre fechar as janelas e usar o ar ao dirigir em velocidades superiores a 40 km / h. “Acima dessa velocidade, o consumo tende a aumentar em cerca de 2% a 3%, valor que se perde com o ar condicionado ligado”.

No entanto, Satkunas levantou algumas ressalvas. Ele disse: “No centro das cidades, mesmo dirigindo devagar, geralmente não é seguro abrir as janelas.” “Por outro lado, a temperatura ambiente cai muitas vezes, mas o motorista esquece de desligar o ar condicionado. ” Portanto, continue prestando atenção e desligue o sistema HVAC tanto quanto possível.

É possível diminuir o consumo de combustível desligando o ar alguns quilômetros antes de chegar ao destino.

Excesso de peso

Os fabricantes de automóveis estão trabalhando muito para reduzir o peso de seus carros. Em todos os principais mercados globais, as empresas devem cumprir metas de consumo cada vez mais rigorosas. Quanto maior a massa a ser substituída, maior o uso de combustível.
Além disso, quando o tanque está cheio e leva muito tempo para consumir a gasolina/etanol, o motorista carrega um fardo pesado na maior parte da quilometragem. Neste caso, o motorista pode adicionar meio tanque em vez de encher o tanque, aumentando assim o número de visitas ao posto para abastecer. 

Pé pesado

O desempenho do condutor do carro é outro fator de grande influência no consumo. É por isso que o número médio obtido por pessoas diferentes no mesmo carro (ou seja, não afetado pelas condições gerais ou de manutenção) muitas vezes é diferente. De modo geral, um motorista que faz o veículo rodar mais suavemente por meio de aceleração e frenagem gradual gastará menos, enquanto um condutor que acelera muito e dá freadas violentas, gastará mais. 

Escapamento

O motor do carro é afetado pela contrapressão do gás gerado durante a combustão, ou seja, o nível de escape do gás pelo escapamento do carro. Se alguma parte do sistema de escapamento for danificada, a taxa de gás pode mudar, principalmente em marcha lenta, o que resultará em maior consumo de combustível. Quanto mais próximo o motor estiver do problema do escapamento, mais problemas operacionais ele causará.

A inspeção avalia se as borrachas, esteiras e grampos usados ​​para fixar as partes metálicas do sistema de exaustão estão em condições ideais. Quando a borracha se aproxima de altas temperaturas, elas podem rachar e causar a queda dos gases de escape. 

Alinhamento e calibragem

O desalinhamento das rodas também leva a uma maior resistência ao rolamento do pneu – aumentando assim o consumo de combustível. Deve-se alinhar o carro a cada 10.000 quilômetros ou toda vez que você atingir um buraco de repente. Eles são o único ponto de contato entre o veículo e o solo. Portanto, os pneus desempenham um papel vital em qualquer problema de consumo de combustível.

Todos os dias, o motorista deve estar atento à calibração dos pneus de acordo com a pressão recomendada pelo fabricante, se estiver dirigindo em más condições, estradas irregulares e acidentadas, a calibração dos pneus deve ser realizada pelo menos a cada 15 dias – ou uma vez por semana.  

Com todas essas dicas da ache peças é possível economizar muito no consumo de combustível.

No nosso site www.achepecas.net você encontra peças novas e auto peças usadas para seu veículo. Somos uma das maiores lojas do segmento de peças automotivas, localizada na cidade de Joinville-SC, mas enviamos para todo Brasil. Entre agora mesmo em nosso site e confira. 

LEIA TAMBÉM...

Solicite seu orçamento agora mesmo!

CONTATO

(47) 3434-6042

WHATSAPP

(47) 9.9986-8855

E-MAIL

contato@achepecas.net

ENDEREÇO

R. Victor Kursancew, 284 - Costa e Silva, Joinville - SC, 89218-400