BLOG ACHE PEÇAS

QUAIS AS PEÇAS QUE COMPÕEM O KIT AIRBAG?

O kit de airbag é um dispositivo de segurança essencial ao dirigir um carro e pode ser encontrado na maioria dos veículos atualmente.

 Consiste nas seguintes partes:

  • O insuflador: é a parte que aciona os airbags. Ele está localizado no cubo do volante e contém gás de alta pressão. 

Seus principais componentes são um diafragma, que controla a velocidade com que o gás entra nele, e um orifício, que determina a quantidade de gás que entra.

  • O sensor do airbag: este dispositivo detecta quando o condutor ou passageiro é atingido por algo para que o airbag possa disparar em conformidade. 
  • Bolsas: Os sacos são de náilon e usam uma camada de talco para evitar que suas laterais grudem e atrapalhem o funcionamento do sistema. A bolsa garante que o contato dos ocupantes ocorra primeiro com os airbags e não com as estruturas do carro, gerando a proteção desejada.

Quais são os tipos de airbags?

 

Você sabia que existem quase dez tipos de airbags diferentes? Fizemos uma lista para mostrar todos os modelos de bolsas infláveis que são oferecidos atualmente pelo mercado de carros.

 

  • Frontal – É o tipo mais comum de bolsa de ar, sendo obrigatório nos carros brasileiros desde 2014. Sua proteção é para cabeça e peito do motorista e também do passageiro do banco da frente, evitando que haja colisão com o volante e painel;
  • Lateral – Encontrado apenas na frente ou nas laterais do veículo. Protege a cabeça e o corpo de impactos.
  • Cortina – Esse modelo é encontrado em toda a lateral do carro, indicado para para diminuir possíveis traumas em acidentes laterais, protegendo também dos cacos de vidros do veículo.
  • Joelhos – Pouco conhecido dos motoristas porque ainda não é comum no Brasil, protege os joelhos do condutor da coluna de direção do veículo.
  • Central – Esse airbag fica acoplado entre os bancos, evitando que os passageiros se choquem entre si num acidente.
  • Vidro traseiro – Este fica localizado no encosto traseiro para proteger a cabeça dos passageiros.
  • De cinto – Sua função é diminuir o dano que o próprio cinto pode causar nas pessoas, principalmente em crianças;
  • De capô – Fica localizado no pára-brisa, diminuindo o impacto de um pedestre com o capô e o para-brisa no caso de um atropelamento;
  • De teto – utilizado principalmente em veículos com teto solar, tem a função de evitar que os ocupantes sejam atingidos por cacos de vidro ou sejam projetados para fora do carro.

 

Esta peça é compatível somente com este veículo?

 

Cada peça é compatível com um modelo de automóvel específico, de acordo com as especificações do fabricante.

Apesar disso, é comum que algumas possam ser utilizadas em veículos diferentes de uma mesma marca, por exemplo.

Preciso trocar o painel inteiro quando o airbag é acionado?

 

A troca do painel varia de acordo com o modelo do veículo. Alguns permitem trocar somente a caixa do airbag, enquanto outros demandam a troca do painel inteiro.

Mas de modo geral, se o airbag for acionado, você terá que substituir todo o sistema, incluindo a almofada de ar, sensores de impacto e a unidade de controle.

Os bancos podem ser prejudicados durante o acionamento de um airbag?

 

Os bancos podem ser prejudicados durante o acionamento de um airbag apenas se o modelo do carro for mais antigo e possuir o dispositivo acoplado ao banco.

O principal intuito do airbag no banco é proteger o condutor ou os passageiros de ferimentos e lesões na lateral do corpo. 

Mas atualmente, os carros mais modernos possuem o modelo conhecido como airbag de cortina.

Nesse caso, não há danos causados pelo acionamento do airbag, apenas por algum outro motivo relacionado ao acidente.

O Porta-luvas compõe o kit do airbag?

 

Algumas pessoas pensam que o porta-luvas faz parte do kit de airbag. No entanto, não é um componente do airbag e, portanto, não precisa ser instalado junto com ele. 

Acontece que em alguns modelos de automóvel, o airbag é encaixado atrás do porta-luvas. Sendo assim, em caso de acionamento pode haver danos e ser necessário a troca do porta-luvas.

Reutilizar airbag usado é possível?

 

Esta é uma pergunta que muitas pessoas têm feito: é possível reutilizar um airbag se após ele ter sido acionado?

A verdade é que não é possível reutilizar um airbag, já que eles foram projetados para serem usados apenas uma vez!

Sendo assim, um airbag não pode ser restaurado. Uma vez que a bolsa for inflada, é preciso substituir todo o kit para manter a segurança e proteção das pessoas dentro do veículo em um futuro acidente.

 

Esperamos que esse artigo tenha sido útil e possa ter esclarecido as suas principais dúvidas sobre os airbags e a diferença que há entre ele e a caixa evaporadora. 

Para se manter informado sobre assuntos semelhantes, acompanhe o nosso blog.

LEIA TAMBÉM...

Solicite seu orçamento agora mesmo!

CONTATO

(47) 3434-6042

WHATSAPP

(47) 9.9986-8855

E-MAIL

contato@achepecas.net

ENDEREÇO

R. Victor Kursancew, 284 - Costa e Silva, Joinville - SC, 89218-400