BLOG ACHE PEÇAS

Radiador, uma peça super importante para o bom funcionamento do veículo!

Hoje vamos falar sobre o radiador, uma peça super importante para o bom funcionamento do veículo.

É claro que nem todos conseguem saber tudo sobre seu carro e as peças que o compõem. Porém, é importante que você entenda pelo menos o básico sobre as suas principais peças.

Isso vai te auxiliar a resolver problemas simples e urgentes. Além disso, você vai entender com mais facilidade quando o seu mecânico falar sobre seu carro.

Diante dessa situação, vamos falar hoje sobre uma peça chamada radiador. 

Mas, afinal, para que serve o radiador?

O radiador é uma peça que compõe o sistema de refrigeração do motor de um veículo. Ele faz parte de uma engrenagem e não trabalha sozinho.

É nele que acontece a troca de calor entre o ar e outro elemento líquido.

O sistema de motor do veículo gera bastante calor durante a queima de combustível. Sendo assim, o radiador é o responsável por espalhar esse excesso de calor.

 O radiador é um aparelho composto por vários tubos paralelos que servem para ventilação. Quando o combustível está sendo queimado, a passagem de ar resfria o calor do líquido de arrefecimento. Com isso, a temperatura interna do veículo é diminuída.

 Já deu para perceber que é o radiador, uma peça super importante para o bom funcionamento do veículo.

 Esse sistema de arrefecimento de cada veículo precisa de um termostato, que fica próximo ao motor.

 Quando começamos a dirigir e o calor do motor é aumentado, esse termostato se abre e o líquido de refrigeração passa pelo radiador. É assim que o processo de troca de calor acontece. 

 É necessário também que se tenha um pequeno ventilador para acelerar esse processo de resfriamento.

Quais as manutenções que precisam ser feitas?

É necessária muita atenção para que seu radiador funcione de maneira eficaz. Caso isso não seja notado, pode haver uma elevação da temperatura do seu motor, causando graves problemas.

 Por vezes, o termostato pode estar com problemas, ou algum vazamento também dificulta o processo de resfriamento do motor.

 Sendo assim, fique atento às seguintes manutenções importantes.

 Realize com frequência revisões para verificar como está o funcionamento do radiador. Isso pode prevenir problemas de entupimento.

 É necessário verificar junto aos especialistas se a mangueira do radiador não está partida. Além disso, verificar se o ventilador está funcionando normalmente.

 Muitas vezes, pode ser necessária a troca de alguma peça que compõe o sistema de arrefecimento. Quanto mais cedo é identificada a falha, melhor se faz a correção.

O que é o fluido do radiador, uma peça super importante para o bom funcionamento do veículo

Neste engenhoso processo, temos um fluido importante. O fluido do radiador é um composto químico que visa proteger as partes internas e metálicas do motor.

 Esse fluido também auxilia na refrigeração, auxiliando no equilíbrio de temperatura. Ele previne que suas partes essenciais sejam corroídas com o tempo.

 É importante verificar o nível do líquido do reservatório. Ele acomoda água e o fluido de refrigeração. Ambos têm um nível mínimo e máximo que é preciso atentar com frequência.

 Nas revisões periódicas em oficinas especializadas isso sempre deve ser atentado. Até as cores dos líquidos devem ser vistas com especial atenção.

Utilize aditivo no radiador para prevenção

Você deve se informar sobre o aditivo ideal para colocar em seu radiador, uma peça super importante para o bom funcionamento do veículo. Isso é muito importante para proteger o seu sistema de resfriamento.

 O aditivo evita que a água ferva ou congele. Impede também que se formem corrosões que provocam entupimentos e outros problemas.

 Lembramos que esse aditivo é essencial e insubstituível. Não se pode colocar no reservatório qualquer líquido e usar somente aditivos de confiança.

Utilize água potável para um bom funcionamento e resfriamento do motor

Muitas pessoas utilizam somente água no reservatório do radiador. Isso pode comprometer o funcionamento do mesmo e levar a problemas futuros.

 O recomendado é que se coloque água e aditivo. Jamais somente água, ou somente o aditivo.

 Essa água deve ser potável. Não se deve colocar água suja ou de origem duvidosa. Água de torneira, por conter minerais, por exemplo, pode corroer o radiador, provocando furos.

 Lembrando que essa água não proporciona a proteção que o aditivo garante.

O que pode acontecer se você manter um radiador danificado em seu veículo?

Infelizmente, muitas pessoas detectam que existe algum problema do sistema de arrefecimento do veículo, mas não procuram logo a solução.

 Muitos permitem que se passe muito tempo com aquele problema até que buscam auxílio.

 Isso pode se tornar muito perigoso. Além disso, pode causar um problema muito maior do que aquele que já está acontecendo.

 O maior de todos os problemas de manter um radiador danificado é o super aquecimento. A temperatura excessiva pode levar a queima de outras peças, podendo até fundir o motor. Muitas vezes o superaquecimento pode levar a danos que não tem volta.

 Por isso, é muito mais fácil e econômico resolver problemas menores, do que esperar que aconteça algo mais grave.

 Cuidados de manutenção simples como verificar o nível de líquido de arrefecimento pode prevenir você de grandes sustos. É melhor investir um curto tempo para deixar os níveis adequados.

 Aqui você aprendeu um pouco mais sobre o radiador, uma peça super importante para o bom funcionamento do veículo.

 Sabendo o quanto ele é essencial, você passará a olhar para o radiador com mais carinho e cuidado. Ele garante que seu sistema motor esteja com temperatura equilibrada.

LEIA TAMBÉM...

Solicite seu orçamento agora mesmo!

CONTATO

(47) 3434-6042

WHATSAPP

(47) 9.9986-8855

E-MAIL

contato@achepecas.net

ENDEREÇO

R. Victor Kursancew, 284 - Costa e Silva, Joinville - SC, 89218-400

× Orçamento Rápido