BLOG ACHE PEÇAS

Saiba como aumentar a vida útil do motor de seu carro

A vida útil do motor de seu carro depende da forma como você o utiliza e quais os cuidados que você tem com o seu veículo.

É inevitável que com o tempo seja necessário fazer trocas de algumas peças, principalmente aquelas que são fundamentais para o funcionamento do seu carro.

Também é importante salientar os cuidados quando se está dirigindo, algumas ações são fundamentais na durabilidade do seu motor

Além disso, a falta de revisão ou substituição de peças pode acarretar em superaquecimentos e até mesmo danos permanentes no motor. 

Qual a vida útil do motor de seu carro?

O motor é a parte principal de um veículo. Logo, a sua vida útil está ligada à conservação deste equipamento.

A principal função do motor é transformar o combustível, seja ela gasolina, etanol, diesel ou gás natural, em energia capaz de movimentar o veículo.

Não é possível estimar um tempo certo, de maneira que tudo irá depender de como são os cuidados com o automóvel.

No próximo tópico, você verá 11 dicas para aumentar a vida útil do motor de seu carro para dirigir com segurança e comodidade. Continue a leitura!

11 Dicas para aumentar a vida útil do motor de seu carro 

A vida útil do motor de seu carro está relacionada como a forma que seu veículo é utilizado, e os cuidados que você tem para mantê-lo em funcionamento pleno.

Veja abaixo algumas dicas de como aumentar a vida útil do motor de seu carro:

1) Atente-se com a revisão do veículo

É importante manter em dia as revisões necessárias do seu carro, principalmente aquelas visitas agendadas pelas concessionárias indicadas pelas montadoras.

As revisões irão indicar os possíveis problemas no veículo e que seria muito difícil de ser observadas pelo motorista, fazendo a substituição de peças desgastadas.

2) Cuidado o movimento de acelerar e frear bruscamente

Além de diminuir a vida útil do seu motor, provoca o aumento de consumo de combustível do veículo. O recomendado é acelerar e frear de forma suave, para que o motor tenha tempo de resposta.

3) Troque de marcha na hora certa

Na hora de trocar a marcha existe uma faixa de giros limite para cada motor. Não trocar a marcha para aumentar ou reduzir a velocidade pode sobrecarregar o motor.

Por isso conheça bem o motor do seu carro e se familiarize com o momento certo das trocas conforme as descidas, subidas, e entre outras condições.

4) Fique de olho nas luzes do painel

Elas têm a função de indicar quando algo não vai bem no seu carro como:

  • Danos na injeção eletrônica;
  • Superaquecimento do motor
  • Bateria Fraca
  • Falta de óleo 

Não ignore esses sinais, pois pode afetar na vida útil do motor de seu carro. Assim que uma delas acender, procure por uma mecânica autorizada. 

5) Mantenha o balanceamento e alinhamento do seu carro em dia

Rodas desalinhadas e desbalanceadas podem comprometer a estabilidade do veículo, aumentando a área de atrito entre o chão e as rodas. 

Por conseguinte, o motor precisa trabalhar mais para que funcione, resultando em desgaste precoce das peças. 

Por isso, é fundamental fazer o alinhamento e balanceamento das rodas para aumentar a vida útil do motor de seu carro

6) Mantenha o fluido de arrefecimento e do óleo em níveis adequados

 O óleo tem a função de limpar o motor, carregando as impurezas e lubrificando as peças.

É importante que você mantenha o nível dos dois compostos conforme prescrito no Manual do veículo, para evitar problemas como falhas e superaquecimento do motor.

O óleo quando em excesso, pode sujar as velas de ignição e acabar causando vazamento.

Além disso, mantenha o prazo estabelecido pelo fabricante, em geral essa troca ocorre a cada 10 mil Km ou seis meses de uso.

7)  Troque os filtros de óleo 

O filtro armazena as impurezas do óleo, para que ele possa circular novamente pelo motor. Com o tempo, devido a grande quantidade de partículas de impurezas, o filtro deixa de exercer as suas funções.

Por isso, devem ser trocados com uma certa frequência para garantir a vida útil do motor de seu carro.

8) Utilizar combustível de qualidade, garante um aumento da vida útil do motor de seu carro

O combustível tem uma relação próxima com a vida útil do seu motor. Quando de boa qualidade, garante que o veículo rode de forma adequada.

Por isso, sempre abasteça em postos de combustíveis de confiança.

9)  Limpeza e manutenção adequadas

Manter a limpeza das peças é essencial para manter a vida útil do motor de seu carro. Se o motor está sujo com terra ou poeira, ele não conseguirá resfriar, não alcançando a temperatura ideal.

As mangueiras e rolamentos também apresentam ressecamento devido a sujeira, e são componentes importantes para o motor.

10) Utilizar peças de boa procedência

Uma peça de má qualidade irá diminuir a vida útil do motor de seu carro, podendo causar até mesmo acidentes. Logo, sempre opte por peças de qualidade adquiridas em lojas de confiança.

11) Verificar o nível da água do radiador

A água do radiador ajuda a manter a temperatura adequada para o funcionamento do propulsor, e deve ser verificada com frequência para evitar o superaquecimento do motor e como consequência diminui a durabilidade do motor.

Agora que você conheceu os cuidados com a vida útil do motor de seu carro, coloque-as em prática e tenha segurança enquanto estiver dirigindo.

LEIA TAMBÉM...

Solicite seu orçamento agora mesmo!

CONTATO

(47) 3434-6042

WHATSAPP

(47) 9.9986-8855

E-MAIL

contato@achepecas.net

ENDEREÇO

R. Victor Kursancew, 284 - Costa e Silva, Joinville - SC, 89218-400

× Orçamento Rápido