BLOG ACHE PEÇAS

SAIBA O QUE SÃO OS BARULHOS DO SEU CARRO

Para quem não tem tanta familiaridade com os barulhos dos carros pode ser um grande desafio entender realmente o que significa. Mas é muito importante ouvir os barulhos que o carro faz e levar ao mecânico quando surgir algo diferente. 

Para muitos motoristas é necessário levar o carro ao mecânico só quando ele apresenta algum defeito. Porém, o seu veículo já apresenta sinais antes e se identificados podem ser mais baratos e fáceis de resolver. 

O que pode significar cada barulho

Para cada parte do carro há um ruído que pode sinalizar um problema. Então, é importante que fique atento ao seu carro e tudo que ele te indica. Sendo assim, o motorista não deve subestimar os sinais que o carro dá, levando o veículo a profissional especializado. 

Iremos lhe mostrar os principais barulhos que seu carro pode apresentar e o que fazer nesses momentos. 

Pneus estridentes

Sabe quando está fazendo uma curva em baixa velocidade e seu pneu faz um barulho. Esse é o tipo de sinal que seu carro lhe envia dizendo que os pneus podem estar desalinhados, com possível comprometimento da estabilidade do veículo.

Batidas secas

Você sente seu carro bater em seco e sempre que passa em buracos as molas fazem um barulho alto? Esse é um possível sintoma de problema na suspensão, amortecedores ou ambos.
Esses itens não são possíveis determinar sua vida útil, pois variam dependendo de diversos fatores.
O importante é ficar atento aos sinais, uma vez que esses fatores influenciam diretamente na estabilidade do carro, o que pode colocar em risco a vida de quem o utiliza. 

Freios chiando

Esse barulho é emitido sempre que o motorista freia, o carro emite um som agudo. Isso indica a necessidade da troca de pastilhas de freio, e interfere no tempo que o veículo demora para parar totalmente.
Se você tem interesse em comprar um carro seminovo, dê uma volta com ele antes e se tiver algum problema nos freio você já vai perceber. 

Dianteira barulhenta

Por conta de um peso maior ficar na parte dianteira, por conta do motor, isso pode demandar mais da suspensão, fazendo com que ela sofra mais desgaste.
Barulhos nessa parte do veículo costumam indicar problemas nos amortecedores ou avarias na bomba d’água, nas molas, bandejas, os pivôs e nas buchas da barra estabilizadora. 

Início de vazamento

É importante que o motorista esteja atento ao radiador, para que não dirija com o volume de água baixo, que pode acarretar aquecimento no carro e consequências para o motor.
Se notar um som similar ao vazamento, vá imediatamente verificar. Monitore o volume de água para ver se é dessa área. 

Motor ou câmbio

Esses barulhos ocorrem quando o motorista dá a partida ou engata a marcha e o carro entra em movimento.
Na maioria das vezes, o ruído vem do motor e é atribuído a problemas no coxim, essencial para amortecer as vibrações do motor e do câmbio, a fim de mantê-los firmes em suas posições originais.

Como evitar o aparecimento de barulhos

Como podemos observar, os barulhos podem ocorrer pelo desgaste natural do veículo ou por falta de manutenção recorrente. Então é importante seguir alguns passos para evitar danos ao veículo.

Faça a troca de óleo regularmente

Obedecer o prazo estabelecido para a troca de óleo é extremamente importante para manter o bom funcionamento do motor. Ultrapassar o prazo recomendado pode causar formação de borra e afetar a lubrificação de peças essenciais do motor, gerando maior atrito e o desgaste antecipado.
O intervalo recomendado para a troca do óleo geralmente é a cada 5 ou 10 mil quilômetros, dependendo do veículo. Vale lembrar que o procedimento deve ser realizado em oficinas especializadas.

Calibre constantemente os pneus

Além da relação com durabilidade, a calibragem também é importante para a segurança e economia do veículo. O intervalo para realização dessa checagem é de no máximo duas semanas, sempre com os pneus frios.
A calibragem a ser feita está no manual do veículo e deve ser respeitada. Caso não tenha o manual, considere a calibragem máxima impressa na lateral dos pneus.

Respeite o limite de peso

Todo manual informa o limite permitido para o veículo. Respeitar esses limites é importante para a conservação e segurança do veículo. O excesso de carga por causar danos a diversas partes como, pneus, suspensão e freios.

Elimine maus hábitos de condução

A maneira como conduz seu veículo também influencia bastante nos problemas que ele pode apresentar futuramente. é importante evitar alguns costumes. 

  • Frenagem e arrancadas bruscas: Esse tipo de hábito exige maior potência do motor, o que acaba diminuindo sua vida útil, acelerando o desgaste de pneus e amortecedores, e também consumindo mais combustível.
  • Dirigir com pouco combustível: Esse tipo de hábito pode acarretar alguns problemas. Você pode acabar ficando sem combustível, isso pode acarretar a queima da bomba elétrica de combustível. Além disso, as impurezas que permanecem no fundo do reservatório podem prejudicar o motor.
  • Movimentar o volante com o carro parado: essa ação força o sistema hidráulico de direção, levando a vazamentos e desgastes.
  • Ignorar alertas: O seu carro possui várias luzes e sinais no painel que servem como alerta para qualquer problema. Para evitar maiores danos, leve o veículo ao seu mecânico de confiança o quanto antes.

Onde comprar as peças para o conserto

Na Ache Peças de Joinville você encontra todas as peças para fazer a manutenção do seu veículo. Produtos legalizados para venda e com excelente qualidade. Trabalhamos com peças nacionais e importadas das mais variadas marcas.
Disponibilizamos um amplo estoque de peças novas e usadas, todas com garantia e procedência.
Com todos os nossos fornecedores pelo Brasil lhe damos a garantia que iremos conseguir a peça ou acessório que precisa. 


Dar atenção ao barulho do seu carro é algo muito importante para a conservação e manutenção do seu veículo. Se necessitar de peças automotivas entre em contato com a Ache Peças e faça seu orçamento. 

LEIA TAMBÉM...

Solicite seu orçamento agora mesmo!

CONTATO

(47) 3434-6042

WHATSAPP

(47) 9.9986-8855

E-MAIL

contato@achepecas.net

ENDEREÇO

R. Victor Kursancew, 284 - Costa e Silva, Joinville - SC, 89218-400