BLOG ACHE PEÇAS

Todo cuidado é pouco! Bater a porta do carro pode gerar problemas?

Quando entramos em carros de terceiros, geralmente ouvimos uma frase: “Cuidado ao fechar a porta, para não bater!”. Você se identificou com essa sentença? Isso porque, quem é dono de algum automóvel sempre tem receio que, quando as portas do veículo são fechadas com força, na base da pancada, pode trazer algum problema ou avaria, de menor ou maior porte.

Na maioria das vezes, quando batem a porta do carro com força não é de propósito. Isso geralmente acontece pela desatenção do passageiro, seja por estar distraído no celular ou conversando com alguém, por exemplo.

Mas, será que essa situação é uma lenda, ou verdade? Será que quando batemos as portas de um carro com muita força, pode acontecer algo? Vamos entrar em detalhes sobre esse importante tema neste artigo.

MITO OU VERDADE?

Por serem fabricadas com um material resistente e preparado para fortes pancadas, pode surgir dúvidas sobre o quanto bater as portas de um carro pode ser prejudicial. Segundo a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), o processo de desenvolvimento de carros prevê ocorrências de pancadas nas portas e, portanto, toma medidas para que elas não causem grandes danos nos veículos.

Mesmo com essa informação muito interessante, ainda pode chegar a ser doloroso ao ver as portas do seu veículo serem batidas com força, sem muito cuidado de quem faz esse ato, mesmo não sendo por querer. E esse medo é justificável, pois caso o proprietário do automóvel queira revender o carro, é recomendado que todas as peças do carro estejam em boas condições. Portanto, se aquela batida na porta do carro for mais forte que o necessário de vez em quando, não é preciso esquentar a cabeça. Mas, é sempre bom evitar que isso aconteça.

Porém, alguns modelos de carros, principalmente os mais antigos, podem apresentar problemas, quando a batida mais forte é uma parte de um conjunto de ações mais sérias. Na grande maioria dos casos, os vidros são os mais prejudicados. Caso, no momento que a batida mais severa acontece, as janelas estejam parcialmente ou totalmente abertas, podem ocorrer fissuras ou quebras. Isso porque, quando o carro recebe essa pancada, a vibração, que é consequência, vai direto para o vidro, podendo fazer com que ele saia do trilho.

Dessa forma, é interessante contar com um seguro de proteção para os vidros, ou evitar ao máximo as batidas extremamente fortes.

ENTENDENDO A ESTRUTURA DAS PORTAS DE UM VEÍCULO

Como estamos vendo, as portas são partes essenciais para que um veículo possa funcionar com toda a comodidade que o motorista e os passageiros procuram. Além de ser o principal acesso ao interior do automóvel, elas também funcionam como proteção, para os casos de ocorrência de colisão lateral.

Elas também cumprem um papel importante na criação do projeto de design de um carro, principalmente quando falamos de um carro de nicho, mais exclusivo. Elas podem ter o tipo de abertura diferente, sendo lateral (mais comuns), de deslizar ou superior (carros geralmente mais caros).

Em sua composição, há partes de vidro, plástico, borracha e fibra, que proporcionam uma sedação – impedindo que a água da chuva entre nos veículos, por exemplo -, funcionalidades responsivas e outras demandas. Vamos conferir algumas dessas peças?

Janela de vidro – Essas janelas que, como o nome já diz, são feitas de vidro, são orientadas por um painel de controle, que também fica na porta. O vidro pode ser de diversos tipos, desde o temperado ou laminado, até o blindado, que é o mais resistente também às batidas;

Controle da janela elétrica – As janelas elétricas também são controladas pelo mesmo painel das janelas, que fica na porta do carro. Esse painel abre, fecha e tranca as janelas e portas, organizando toda a parte elétrica.

Comando de retrovisor elétrico – Assim como o controle que falamos acima, o comando de retrovisor elétrico fica na porta do carro e é responsável por controlar o retrovisor, dispositivo que costuma ficar na porta do motorista;

Sistema de abertura ou fechamento da porta – É por meio desse sistema que o carro pode ser trancado, inclusive do lado de fora,inclusive as travas de segurança para crianças;

Pilar automotivo – O pilar automotivo é o suporte vertical da janela do carro, também conhecido no meio veicular como A, B e C;

Painel da porta – O painel da porta é a parte que cobre os componentes interiores da porta do carro. Sendo da mesma cor do restante do interior do carro, geralmente, nele estão os descansos de braço, porta-objeto e caixas de som;

Maçaneta interna e externa – As maçanetas servem para a abertura e fechamento das portas do carro;

Borracha – O papel das borrachas é vedar as entradas. Para a sua manutenção, devem ser substituídas a cada dois anos, mas, caso amasse ou apresente outros problemas antes desse prazo, deve ser trocada logo, para que não haja uma infiltração no carro. Para os casos mais simples, elas podem ter a sua manutenção em estabelecimentos automotivos, mas, caso seja um problema mais elaborado, você pode comprar um kit de borracha e trocar todas elas.

Cada peça junta irá fazer a porta ter o seu funcionamento garantido. Ao sinal de qualquer intercorrência, como barulhos diferentes, arranhões, fissuras ou quebra, é essencial trocar a peça responsável o mais breve possível, para evitar que um problema simples se torne algo mais complexo, que demande mais tempo para o conserto.        

O QUE FAZER PARA EVITAR BATIDAS MAIS FORTES?

Há algumas ações que podem fazer a diferença e contribuir para evitar as batidas nas portas e suas possíveis avarias, como consequências. Fique de olho:

– Mantenha uma distância de cerca de 30 cm do carro, para fechar a porta;

– Sempre tente fechar de frente para o carro, o que proporciona maior precisão;

– Verifique se não há nenhum objeto impedindo um fechamento correto.

LEIA TAMBÉM...

Solicite seu orçamento agora mesmo!

CONTATO

(47) 3434-6042

WHATSAPP

(47) 9.9986-8855

E-MAIL

contato@achepecas.net

ENDEREÇO

R. Victor Kursancew, 284 - Costa e Silva, Joinville - SC, 89218-400

× Orçamento Rápido