BLOG ACHE PEÇAS

Vai viajar? Faça antes uma revisão no seu carro!

Fazer a revisão no seu carro antes de sair de férias é muito importante para evitar que ocorram acidentes. E preserva as condições do carro.

Se as peças estiverem em perfeito estado, o carro funcionará perfeitamente e saberá corresponder em situações de emergência como freadas mais bruscas.

No texto abaixo, há um checklist que irá te ajudar a conferir a revisão no seu carro para que você não esqueça dos itens mais importantes. Confira as informações e tome os cuidados necessários:

Quais itens devem ser checados na revisão no seu carro? 

Veja quais itens devem ser checados antes de você sair em uma viagem:

1. Verifique os pneus

Os pneus são a peça-chave para o conforto e segurança do seu veículo. Tem a função de dar aderência ao chão, proporcionando a estabilidade. Veja abaixo e faça o check up dos seus pneus:

  • Para revisar os pneus faça a calibragem conforme as determinações do fabricante para um carro cheio.
  • Verifique se os seus pneus apresentarem desgastes e bolhas, são características importantes para evitar a aquaplanagem no veículo.
  • Faça a revisão dos estepes durante a revisão dos demais pneus

2. Confira o estado das rodas

Fiquei atento se não há amassados, trincas ou quebras, qualquer um desses defeitos, podem provocar pressão nos pneus e o ar começa a escapar. Uma vez defeituosas, devem ser substituídas.

3. Faça o alinhamento da suspensão e balanceamento 

Esses tipos de problemas só aparecem em situações de maior velocidade. Os sintomas são:

  • Vibrações no volante
  • Em caso de desalinhamento, “o carro puxa para um lado”
  • Pequenos ruídos nas rodas, como se estivessem frouxas

Além do perigo de acidentes, quando o carro se encontra desalinhado e desbalanceado também há um maior consumo de combustível, gerando desgastes nos pneus.

É recomendado que durante a revisão no seu carro, se faça o alinhamento e o balanceamento a cada 10 mil quilômetros rodados.

4. Verifique o sistema elétrico

Em momento de viagens, o sistema elétrico é prioridade na hora de fazer a revisão no seu carro. Para uma viagem mais segura, cheque a parte elétrica como:

  • Setas
  • Freios
  • Luz de ré
  • Farol alto e baixo
  • Pisca alerta

Também verifique a bateria, o motor de partida, lâmpadas e fusíveis do seu carro. Em situações de chuva e neblina, esses sistemas elétricos são importantes.

5. Não se esqueça de checar os para-brisas e sistema de limpeza dos vidros

Em dias chuvosos, as palhetas dos para-brisas devem estar fluindo bem no vidro, tanto dianteiro como traseiro. Se estiverem ressecadas, não ocorrerá o escoamento adequado.

Os limpadores e os desembaçadores precisam estar em bom funcionamento e com um bom nível do reservatório de limpeza;

É sempre importante carregar um spray antiembaçante e um pano de algodão, em caso de ar-condicionado.

6. Durante a Revisão no seu carro: Confira os equipamentos de segurança

É importante ter o equipamento de segurança completo e em perfeito estado dentro do carro, pois são as principais formas de comunicação, como:

  • Triângulo
  • Macaco
  • Chave de roda
  • Cinto de segurança
  • Extintor de incêndio
  • Buzina
  • Freio de mão

Verificando todos esses itens, dessa forma evita problemas que podem comprometer a sua segurança e a de todos os ocupantes do veículo.

7.  Veja os freios durante a revisão no seu carro

Em situações em que o carro percorre com maior velocidade, é bom que o sistema de frenagem estejam em bom estado para que não aconteçam problemas graves, como:

  • Vazamentos, barulhos ou perda de eficiência ao frear;
  • Problemas nos itens do sistema de freios como: discos, pastilhas, eficiência do fluído, nível do fluído, tambor, sapatas, cilindros de rodas.

8. Confira todos os fluidos do veículo

Verifique o nível da água do radiador, se não estiver o suficiente adicione água. Se estiver em um local de temperatura baixa, adicione o anticongelante.

Os fluidos devem estar dentro da validade de troca no nível correto e abastecer sempre em postos de confiança. O teste é rápido, pode ser feito em uma oficina mecânica através de um equipamento chamado de refratômetro

Óleo do motor

É um componente essencial para o funcionamento do veículo, pois ajuda a resfriar o sistema e lubrificar as peças e evitar o atrito excessivo. Para verificar o nível do óleo, utilize a vareta do compartimento, se o nível estiver baixo é preciso completar.

Óleo de Transmissão

É o que mantém as engrenagens do seu carro funcionando.  Para verificar, basta procurar por uma vareta chamada transmissão e repetir o mesmo processo com o óleo. No entanto se deve procurar por fluído de transmissão limpo e sem flocos de metal ligados a vareta.

9. Correias dentadas

Uma boa revisão no seu carro, deve verificar as correias dentadas que podem apresentar desgastes e trincas.  A necessidade de checagem pode ser feita a cada 15.000 km rodados.

10. Sempre cheque as luzes do painel durante a revisão no seu carro

É muito importante checar as luzes do painel, pois elas apresentam muitas informações que podem ser resolvidas de forma simples. 

As cores das luzes também são importantes, por exemplo, a cor amarela significa que você pode andar por alguns quilômetros, mas deve procurar por ajuda.

11. Verifique a carga da bateria

Antes de começar uma viagem verifique se a bateria está carregada. Uma maneira de observar isso, é utilizar um voltímetro através dos polos. Também é importante analisar se os terminais da bateria estão limpos e sem corrosão. 

Conclusão 

Com a revisão no seu carro pronta, é só fazer as malas e curtir as férias! Não se esqueça que adquirir peças de qualidade é muito importante na hora de fazer a revisão e a manutenção do seu carro. 

LEIA TAMBÉM...

Solicite seu orçamento agora mesmo!

CONTATO

(47) 3434-6042

WHATSAPP

(47) 9.9986-8855

E-MAIL

contato@achepecas.net

ENDEREÇO

R. Victor Kursancew, 284 - Costa e Silva, Joinville - SC, 89218-400

×